sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oração

Oração: Ato de falar com o Criador

Quanto tempo você dedica a um diálogo com o seu Deus?

Você dedica 8 horas do seu dia para o emprego, 8 horas para o seu sono, talvez 4 horas para a faculdade... e quantos minutos, quantas horas você dedica a Deus?

A forma mais integra de está perto de Deus é cultivar a amizade que você tem com ele. Isso deve ser feito principalmente através do diálogo. Ele sabe tudo o que aconteceu no seu dia, sabe o que você mais anseia, e ainda o que mais lhe perturba. Entretanto, ele quer que você o conte, quer que se lembre dEle.

A principal causa da destruição dos casamentos atuais é a falta de diálogo, a falta de apego, a falta de procura. E a principal causa da destruição da aliança existente entre Deus e os homens é a falta da oração, a falta de aproximação do homem a Deus, falta que o homem cultive essa amizade.

Quando o homem se aproxima de Deus e o clama, Deus inclina para si seu ouvido e o houve. As orações atingem o trono de Dele e Ele atenta ao clamor desse.
Ao discorrer no final do livro de Gênesis e no início de Exodo, vemos que por anos o povo de Israel esteve cativo, vivendo atormentados pela exploração de faraó. Tudo permaneceu como estava, até que o povo começou a clamar a Deus, e as lágrimas que o povo lançavam comovia o coração de Deus, e o seu clamor já o incomodava de tal forma que Deus decidiu fazer algo por aquele povo. Deus decidiu ser cabeça daquela nação, um povo fraco, mas que no momento certo buscou refúgio em quem pode todas as coisas.

Êxodo 3:7
7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.



Porque a oração a Deus é importante?

De uma forma mais singular é a oração que aproxima o homem a Deus e traz a comunhão entre ambos.
Orar significa desenvolver a amizade, regá-la para que ela não morra, mas fique cada dia mais bonita, mais viva.
Quando o homem interessa por falar com Deus, e assim o faz, Ele se aproxima do homem e passa a seu amigo. Uma amizade verdadeira significa dividir bons e maus momentos, compartilhar segredos e sonhos. E é isso o que acontece quando o homem vira amigo de Deus. Os problemas do homem passa a ser também problema de Deus e Ele o ajuda a solucioná-lo. Os momentos de alegria, sem exceção é Ele quem proporciona ao homem para vê-lo feliz. E Deus sonha para nós os mais lindos sonhos e quando nós também sonhamos esses sonhos, eles jamais serão frustados, pois quando Deus quer, TUDO pode aquele que nele confia.
Quando Abraão começou a sonhar os sonhos de Deus seu diálogo com Ele era constante. E aquela amizade tornou-se tão bela que Deus atentou-se para o desejo do coração de Abraão e deu-lhe um filho acompanhado de uma promessa: ser pai de uma grande nação 

Gênesis 12:2
 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Lembremo-nos ainda de José, filho de Jacó, que mesmo em prisão, mesmo em terra desconhecida, não deixou seu coração desfalecer nem tampouco sua fé se esfriar, antes mesmo lembrava constantemente da amizade com o Senhor e os sonhos d'Ele para sua vida.
A fidelidade de José foi notável. E sua vida foi grandemente abençoada. Mas nada disso aconteceria se ele tivesse esquecido sua amizade com Deus. É por isso que Deus se lembrou de José, pois José era amigo de Deus. José foi vitorioso.

Gênesis 49:22
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.

Moisés era tão amigo de Deus que o viu face a face. Ele viu o Senhor vencer com mão poderosa o inimigo e lhes dá a vitória.
É inegável que o contato que Moisés tinha com o Senhor era cada dia maior. Aquele homem, de lábios incircunciso, foi a boca do Senhor em Israel. Através dele o Senhor falava ao Seu povo  e lhes mostrava o caminho que se deve andar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário