sábado, 21 de julho de 2012

Receitinha para perdoar

O que é perdoar?

Segundo o dicionário, perdoar consiste em
Conceder perdão, renunciar a punir; absolver.
Ver sem despeito, sem inveja: ninguém perdoa o êxito dos outros.v. t.
Conceder perdão a. Absolver de (culpa, dívida, etc.). Desculpar. Poupar.

Porque perdoar?


Mateus 18:21-22
21~22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Nos tempos antigos, as pessoas consideravam o perdão da seguinte forma: Se alguém pecar  contra seu próximo, este tem como "obrigação" perdoá-lhe no máximo 3 vezes. Quando Pedro pergunta ao mestre, com o intuito de mostra-se bom diante de Jesus, ele  estende até 7 o número de vezes que deve perdoar, em sua pergunta.
Jesus em sua resposta é bem específico ao dizer: "Não te digo até sete;mas, até setenta vezes sete". Através dessas palavras Ele quis dizer: SEMPRE. O perdão deve existir sempre.

Perdoar nem sempre é algo fácil, todavia é imprescindível para que o homem seja cidadão dos céus. Dando sequência a essa passagem, Jesus prosseguiu contando-lhes uma parábola:

Mateus 18:23-35
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?  E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.




"Um débito enorme. Algumas traduções mais literais dizem que o servo devia dez mil talentos. Um talento era o mesmo que seis mil denários. Um denário era igual a um dia de trabalho (Mateus 20:2). Um talento, portanto, equivalia a 6.000 dias de trabalho. Dez mil talentos representariam sessenta milhões de dias ou duzentos e quarenta mil anos de trabalho. Se uma pessoa ganhasse cem dólares por dia, teria seis bilhões de dólares. Que quantia astronômica! Jesus está exagerando, não é mesmo? Ele exagera para passar uma mensagem. Ou será que não exagera? Uma pessoa jamais deveria tal quantia para outra. Mas será que Jesus não estaria se referindo ao débito que temos com Deus?" (Max Lucado)

Nossa dívida com Deus, é de tal forma: enorme. Nessa passagem Deus nos fala que devemos perdoar aos nossos irmãos as suas ofensas, imperfeições, as dívidas que eles tem conosco.
O perdão que recebemos foi muito grande. E é por isso que de forma semelhante perdoamos ao nosso próximo.

Lembra da oração-modelo que Jesus nos ensinou? A oração do Pai Nosso?
Se você se lembra dela, sabe que  foi nos ensinado orar assim: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;"(Mateus 6:12). Pois a medida que perdoarmos, é que seremos perdoados.

Receita para perdoar

Mas então, vamos a "receitinha" :D
Max Lucado, em sua obra maravilhosa "Todo dia é um dia especial" deixa um método de como aprender a perdoar. Como eu achei muito interessante, vou compartilhar com vocês. Acreditem, funciona. Comigo funcionou! ;) página  43
"E o perdão não vem da noite para o dia. Mas você pode engatinhar em direção à graça. Perdoe em etapas. Pare de amaldiçoar o nome daquele que o ofendeu. Comece a orar por ele. Tente entender a situação dele." (Max Lucado)

Perdão é algo essencial para que você possa estar cada vez mais perto de Deus. Quando mais você se recusar a perdoar, mais longe estará da graça de Deus. Deus nos perdoou para perdoarmo a nosso próximo. Todos somos falhos e precisamos da  graça de Deus.  Precisamos mirar o céu, e saber que morar com Deus é o nosso alvo, e nada, nada mesmo pode nos separar do amor de Deus.

Quero chamar sua atenção com mais uma coisa. Quando Jesus estava na cruz, você lembra as palavras que Ele disse??? Lucas 23:34

" E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem ..."

Se você voltar no texto acima, você não verá ninguém pedindo perdão, para que Jesus proferisse tais palavras. Sabe porque? Porque ainda que ninguém reconhecesse que estava errado, Jesus estava oferecendo perdão... Jesus nos mostra em seu gesto, que mesmo que o nosso próximo não reconheça que está errado, mesmo que ele não nos peça perdão, é de extrema importância que nos os perdoemos. 
Perdoar não significa esquecer.  Até porque existem situações que só esqueceríamos com uma lavagem cerebral. Perdoar significa que não olharemos para nosso próximo como nosso adversário, não o amaldiçoaremos, não lhe imputar tal pecado...

Aprendi com a Luana que se de fato temos perdoado, devemos orar todos os dias em função da pessoa a quem temos perdoado, pedir ao Senhor que leve até essa pessoa o nosso perdão, e que traga o perdão dessa pessoa até nós.
Perdoar é um ato de misericórdia. É um ato de amor.
Deus abençoe.

<Se esse blog lhe ajudou em algo, ajude a divulgá-lo. Almas precisam ser alcançadas pelo evangelho de Cristo>
<Se você gostou do blog, clique no link à direita "Participar deste site", e seja mais um dos companheiros dessa missão>

Nenhum comentário:

Postar um comentário