quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O jugo de Jesus

Olá amiguinhos, bom dia :D

Hoje iremos falar sobre um assunto interessante, O JUGO DE JESUS.
Passagem bíblica: Mateus 11:28-30


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:28-30


Essa sequencia de versículos começa de uma forma estratégica. Jesus chama o homem, Ele faz o convite. "Vinde a mim". Ele encontra-se a disposição do homem, mas Ele espera que o homem se aproxime dEle. Só que Ele convida um público especial, o convite é restrito a apenas um grupo: "todos os que estais cansados e oprimidos". No meio de várias pessoas, naquele momento Ele estava chamado aos cansados, oprimidos... àqueles que perderam a fé, que desanimaram... Ele chama a todos esses e promete uma coisa: alívio. Jesus chama essas pessoas com um objetivo. O intuito de tornar mais leve a carga delas. Sabe aquele momento que você pensa que servir Jesus não vale a pena, que seus problemas tornam-se maiores que a sua fé e você não consegue ver uma luz no fundo do túnel, que as pessoas e as circunstâncias te machucaram tanto e você quer desistir de tudo e sumir....??? Nesses momentos Jesus tem te chamado: Vem até mim... Vem até mim que Eu irei te aliviar, Eu irei trocar o seu fardo pelo mEu, que é leve...

Jesus continua seu discurso dizendo: "Tomai sobre vós o meu jugo"... Aí você pensa: "Tomar um jugo? O jugo de Jesus? Mas meu fardo já está tão pesado...", mas eu quero te mostrar o que Jesus queria dizer com essas palavras.

Segundo o dicionário Aurélio (2001) jugo significa: 1.Canga. 2.Junta de bois. 3.Sujeição, submissão. 4.Domínio moral.

Antigamente, para o transporte de algumas utilidades eram feitos através de animais, geralmente bois. Colocava-se a canga sobre dois animais do mesmo tamanho para que eles pudesse dividir o peso da carga e consequentemente não exceder aos próprios limites dos animais.

Quando Jesus fala "Tomai sobre vós o meu jugo", em outras palavras Ele está dizendo que Ele sabe que essa carga está pesada pra você sozinho(a), e por isso Ele quer colocar em você o jugo dEle, porque o jugo dEle é leve. Ele está falando que Ele mesmo vai te ajudar a carregar essa carga... aliviar os seus ombros, pra não exceder os limites da sua fé...

"E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração". Jesus é o próprio exemplo a ser seguido. A sua maneira de viver ensina-nos como ter nossas cargas aliviadas. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. " (1 Pedro 5:7). O segredo é lançar sobre Ele... É confiar que Deus está no controle e a nenhum momento Ele nos abandona.

"E encontrareis descanso para as vossas almas." Feito isso, você descansará nEle. Aquilo que antes te cansava, te sobrecarregava, agora não terá mais efeito na sua vida, porque você vai tomar o jugo de Jesus, dividir sua carga com Ele. Você olhará para os mesmos problemas que você tem e rirá deles. E dirá: vocês são grandes, mas o MEU Deus é maior que todos vocês.


"Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.", Amém?
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário